sábado, 4 de fevereiro de 2012

Alerta: Estado confirma o surto de Meningite em Areia Branca, em SE


A Secretaria de Estado de Saúde confirmou nesta sexta-feira, 3, o surto localizado de Meningite no povoado Junco, no município de Areia Branca. Duas mulheres adultas e três crianças contraíram a doença entre elas, a menina de oito anos que morreu no hospital de Urgências de Sergipe – Huse. Para evitar aglomerações, a feira, missa e as aulas da escola particular onde as crianças estudavam foram suspensas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca, as famílias das pessoas infectadas estão sendo medicadas com antibióticos para evitar que a doença se manifeste caso já tenha sido contraída, pois o vírus, fungo ou bactéria tem período de incubação que varia entre dois e dez dias. As roupas usadas foram recolhidas e a área do povoado foi isolada como medida preventiva.

Prevenção
O calendário nacional de vacinação dispõe de vacina gratuita para prevenir a doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, as 43 Unidades de Saúde da Família da capital possuem a vacina.
“A primeira dose deve ser dada aos três meses de idade, a segunda dose aos cinco meses e o reforço com aplicação da vacina ministrada com a criança com 15 meses de idade, ou seja, com um ano e três meses de vida”, explica a técnica em imunização, Débora Moura.
Outras medidas simples também podem evitar o contágio que acontece através do contato com gotículas da saliva de uma pessoa doente. Para isso, é importante evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos.
Doença sob controle
Além do surto em Areia Branca, a SES confirma casos no município de São Cristóvão e em Aracaju. No entanto, a técnica da Vigilância Epidemiológica da capital, Letícia D’Ávila, diz que não há motivo para se preocupar. “A meningite é uma doença endêmica, ou seja, que se manifesta apenas em uma determinada região. Em Aracaju a incidência de casos é decrescente nos últimos anos”, afirma.
Ao perceber os sintomas da Meningite (febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dor abdominal, vômitos, manchas no corpo), a SES orienta procurar imediatamente tratamento médico e informar ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) – 0800-282-2822 ou Diretoria de Vigilância Epidemiológica – 3226-8300. Essas medidas facilitam o tratamento dos doentes e das pessoas que tiveram contato com a Meningite.

fonte: g1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário