quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Teste do Coraçãozinho


Está em tramitação na assembléia projeto de lei 345/2011 de autoria da deputada Maria Mendonça (PSB) que Institui de Torna Obrigatório a Realização do “Teste do Coraçãozinho” (Exame de Oximetria de Pulso) em todos os recém nascidos nos berçários das Maternidades do Estado de Sergipe.

De acordo com a proposta, o exame de oximetria de pulso deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém nascidos, atendidos nas maternidades de Sergipe. Ele deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos bebês, ainda no berçário e após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar. As despesas decorrentes da execução do exame correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Atualmente, a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém- nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte.

O teste do coraçãozinho é o exame de oximetria de pulso realizado em bebês recém-nascidos, com a intenção de monitorar o nível de oxigênio no sangue do bebê. A prática indica se o recém-nascido pode vir a apresentar problemas no coração, ou seja, ter cardiopatia congênita. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é então aprofundada.

Nas maternidades onde o exame é realizado, também em berçários, os recém-nascidos passam pela análise de saturação do oxigênio no sangue, se for detectado oxigênio abaixo de 95%, é realizado eco cardiograma para investigar a existência de cardiopatia congênita.

 “A realização de exames de detecção de doenças cardiológicas, tanto na fase intra uterina quanto nos recém-nascidos, objetiva minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnóstico precoce”, justificou Maria Mendonça.

“A ideia já é aplicada em outros estados, e surgiu por meio de sugestões de pessoas que convivem diariamente com os casos. Este projeto pode salvar muitas vidas”, enfatizou a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário