sexta-feira, 30 de agosto de 2013

SMS de Itabaiana realizou 200 mil atendimentos no primeiro semestre

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou esta semana um relatório de ações e atividades realizadas pela pasta no primeiro semestre deste ano.

No período, aproximadamente 200 mil pessoas foram atendidas somente nas unidades de saúde, beneficiadas com 25.464 consultas médicas básicas no PSF, enquanto as consultas nas diversas especialidades, como: cardiologia, mastologia, dermatologia e outras somaram 4863 atendimentos.

Os procedimentos ambulatoriais efetuados pelos profissionais de Enfermagem somam 56.385, envolvendo desde a aferição de pressão arterial, curativos, nebulização e retirada de pontos, até citologia oncótica.

Referentes à saúde bucal, os serviços odontológicos, como procedimentos, aplicação de flúor e escovação chegaram a 20.903.

Na Vigilância Epidemiológica foram 87.379 atendimentos a população desde a aplicação de vacinas, ações de combate a dengue e outras doenças transmitidas por vetores, além do controle de zoonoses e na vigilância de doenças emergentes, no combate à tuberculose, hanseníase, hepatite virais, DST e AIDS.

As ações da vigilância sanitária do município pautadas na eliminação, proteção e prevenção da saúde foram aproximadamente 4000  atendimentos. 

Inúmeras outras ações relevantes efetuadas no período também podem ser elencadas.

Exemplos disso são os exames e consultas especializadas feitos em regime de mutirão na área de Otorrinolaringologia, de Oftalmologia, incluindo Cirurgia de Catarata e Pterígio, além de
Exames de laboratório, Radiologia simples e Ultrasonografia onde foram gastos mais de Um Milhão e duzentos mil reais.

Além destes dados, vale ressaltar que a Secretaria de Saúde de Itabaiana realiza diversos tipos de atendimentos, a exemplo, de atendimento domiciliar a pacientes que não podem se deslocar as suas respectivas unidades de saúde; distribuição de medicamentos; atendimento a gestantes; trabalho de controle de vetores, etc.

"Mesmo com as dificuldades e com a escassez de recursos enviados pelo Governo Federal, a Secretaria realizou ações importantíssimas que auxiliam na saúde da população, e o nosso objetivo é melhorar cada dia mais”, enfatizou Andréa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário