terça-feira, 15 de abril de 2014

Vacinação contra Influenza começa dia 22



A Prefeitura de Itabaiana dá início na próxima terça-feira, 22, à nova campanha de vacinação contra o vírus influenza. A campanha nacional de vacinação contra gripe deste ano será realizada de 22 de abril a 9 de maio, sendo 26 o dia de mobilização nacional. A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Com tema Vacinação contra a gripe: você não pode faltar, a campanha do Ministério da Saúde para este ano orienta cada público prioritário a procurar os postos vacinação no período da mobilização.

O público-alvo da campanha é de 49,6 milhões de pessoas e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, integram este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.

A Secretaria de Saúde reforça o aviso aos pais para que fiquem atentos aos prazos e garantam a imunização de seus filhos. Para isso, basta procurar o atendimento nas salas de vacinação durante o horário normal de atendimento das Unidades Básicas de Saúde. Como forma de intensificar a ação, no dia 26 de abril, sábado, acontece o Dia D da campanha e todas as UBS estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

Confira os locais em que a vacina será aplicada no Dia D, dia 26 de abril, das 8 às 17h:

- Centro de Saúde III;
- Posto de saúde Dr. Vladimir de Souza Carvalho;
- Centro de saúde Dr. José Souto Diniz;
- Unidade de saúde da família Dr. Ormeil Câmera de Oliveira;
- Unidade de PSF Mutirão;
- Unidade de saúde Dr. Luciano Siqueira;
- Unidade de Saúde Dr. Lauro Maia;
- Supermercado Nunes Peixoto;
- Supermercado G Barbosa;
- Escola Estadual Airton Teles;
- Escola Municipal Nivalda Lima;
- Unidade PSF Sitio Porto.

Entenda

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral com potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário