quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde de Itabaiana Continua trabalho de Combate a Dengue



Sergipe está entre as 10 capitais que apresentam situação de alerta para a dengue segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa). As cidades classificadas como em situação de alerta apresentam larvas do mosquito entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados, enquanto as que se enquadram em situação de risco registram índice superior a 3,9%.
Em Itabaiana com o trabalho intensivo da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, através dos agentes de endemias houve redução nos índices em nossa cidade, segundo o último LIRAa realizado.

“A prevenção da dengue é um trabalho que deve ser realizado continuamente, pois um pequeno descuidado pode criar condições para a proliferação do mosquito transmissor da doença. É pensando nisso que a Secretaria Municipal da Saúde, lembra a toda comunidade itabaianense da importância de estar atenta e reforçar os cuidados de não deixar água parada, colocar areia nos pratos de plantas. É preciso tomar cuidado com garrafas pet, pneus velhos e até pedacinhos de plástico que possam ter uma pequena poça de água", explica a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Enfermeira Ana Cláudia Oliveira.

Vale destacar que houve uma queda significativa do 3º LIRAa (3,5%) para o 6º LIRAa realizado no período de 20 a 24 de Outubro (2,2%) que é considerado médio risco. Isso é reflexo da intensificação das ações de combate à dengue implementada nesse período pela Secretaria de Saúde de Itabaiana. Embora o índice decrescesse, ainda há uma situação de alerta para a infestação do mosquito transmissor da dengue no município e os cuidados devem permanecer.

O importante é que todos cuidem da própria casa, cobrem dos vizinhos e avisem os órgãos públicos responsáveis, caso encontrem focos de dengue. É a saúde de todos que está em jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário