segunda-feira, 6 de agosto de 2012

“Não existe clima de já ganhou”, afirma Valmir de Francisquinho

Mesmo sendo considerado como o candidato preferido da opinião pública segundo pesquisa realizada pela W1emcampo, o candidato da oposição, Valmir dos Santos Costa, o “Valmir de Francisquinho” (PR), não se considera favorito e nem pretende ser contagiado pelo “clima de já ganhou”. De acordo com os números do instituto, o republicano tem 11,7 pontos percentuais de vantagem em relação ao atual prefeito Luciano Bispo (PMDB). 

Na estimulada, Valmir tem 52,8% da preferência do eleitorado, contra 41,1% do candidato peemedebista. O número pequeno de indecisos chama a atenção: apenas 2,2% não sabem ainda em quem votará no pleito de 7 de outubro. Já os eleitores que disseram que não votariam em nenhum candidato ou que votarão em branco ou nulo chegam a 3,9%.

“Os números da pesquisa batem com outras internas que temos feito ao longo da campanha. Não podemos negar que há um sentimento forte de mudança entre a população, mas ao mesmo tempo não devemos subestimar o adversário. Continuaremos fazendo nossa campanha de forma simples e ouvindo os moradores como temos feito todos os dias”, frisa Valmir de Francisquinho.   

MAIS NÚMEROS

Segundo a W1emcampo, Luciano Bispo é o candidato que aparece com a maior rejeição entre os eleitores entrevistados. 46,5% afirmaram que não votariam nele em hipótese nenhuma, percentual bem superior ao de Valmir de Francisquinho: 28,9%. Já 8,6% disseram que poderiam votar em um dos dois candidatos e 16% não sabem ou não opinaram. 

A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de julho e está registrada no TSE sob nº de protocolo SE-00014-2012. Foram ouvidos 800 eleitores entre 16 e 70 anos e mais, nas seguintes localidades: Sede, São João, Luiz Conceição, Maria do Carmo, Marianga, Mutirão, Torre, Agrovila, Bom Jardim, Cabeça do Russo, Cajaíba, Carrilho, Flechas, Mangueia, Pé do Veado, Queimadas, Riacho Doce, Ribeira, Rio das Pedras, São José e Terra Dura. 

O intervalo de confiança estimado da pesquisa é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

CARREATA

No sábado, Valmir de Francisquinho, acompanhado do senador Eduardo Amorim (PSC), da sua candidata a vice-prefeita, Lourdes Machado (PSDB) e da deputada Maria Mendonça (PSB), participaram de uma mini-carreata que se transformou em um grande ato público pela mudança em Itabaiana. Mais de 300 veículos, entre carros, caminhões e motos participaram do cortejo, que teve início por volta das 17h. 

Na Avenida Dr. Luiz Magalhães, de onde teve início a carreata, milhares de pessoas aguardavam a passagem do candidato e acenavam, transparecendo a vontade de mudança. “Quando o povo participa dos atos políticos e apoiam seus candidatos, há uma responsabilidade mútua, a de escolher com consciência e a de comparar. As pessoas não querem mais promessas, elas querem concretude”, disse Amorim.

Já na Rua Percílio Andrade a aprovação dos munícipes foi nítida em cada gesto. “Em Itabaiana, assim como por onde passamos, o desejo de avançar está no semblante das pessoas”, disse Eduardo Amorim, que acompanhou todo o trajeto da carreata.

CONFIRA OS NÚMEROS DA PESQUISA:

Estimulada:

VALMIR DE FRANCISQUINHO    52,8%
LUCIANO BISPO                 41,1%
Nenhum/Branco/Nulo              3,9%
Não sabe / Não opinou                       2,2%
Total Citações:                        100%

Espontânea:  

VALMIR DE FRANCISQUINHO    40,2%
LUCIANO BISPO                 32,8%
OUTRO                                             0,4%
Nenhum/Branco/Nulo              1,2%
Não sabe / Não opinou                       25,5%
Total Citações:                        100%

Rejeição 

LUCIANO BISPO                 46,5%
VALMIR DE FRANCISQUINHO    28,9%
Poderia votar em todos                       8,6%
Não sabe / Não opinou                       16,0%
Total Citações:                        100%

Fonte: W1emcampo

Agencia Empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário