sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Maria Mendonça reforça a Importância do Outubro Rosa

A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) estará participando dos eventos do Outubro Rosa, movimento que dá visibilidade pública à luta contra o câncer de mama.

Entre os dias 22 e 29 de outubro, as ruas de Aracaju ficarão mais iluminadas com as ações de Outubro Rosa de combate ao câncer de mama. A iniciativa, que pretende conscientizar o maior número possível de mulheres para a prevenção à doença, contará com uma vasta programação dotada de palestras, show, reuniões, e caminhadas.

Para a presidente da Legião de Educação e Combate ao Câncer (LEFCC), Idalina Martins, o movimento tem uma importante atuação junto às mulheres. "Como no ambulatório já fazemos um trabalho junto às mulheres, este é mais um motivo para chamar a atenção delas para a conscientização da importância da realização de exames preventivos, não só o da mama, mas também os ginecológicos. Quanto maior o barulho, mais as moças se alertam", comenta.

Além da Legião Feminina de Educação e Combate ao Câncer, participam da promoção do evento a Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), Associação de Apoio a Adultos com Câncer de Sergipe (Aaacase), Lions Clube Aracaju João Bezerra, Escola Profissionalizante de Enfermagem Dr. Augusto Leite, Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) e projeto Amigo das Mulheres.

"Assim como aconteceu no ano passado, tenho certeza que a assembléia legislativa de Sergipe dará sua parcela de contribuição a essa campanha por meio da iluminação cor de rosa da parte externa. Trata-se de um gesto da maior relevância. Mais do que iluminar monumentos, o mês de outubro é oportunidade para refletir e por em prática ações, como prevenção, motivação, incentivos a pesquisa e tratamento efetivo do câncer de mama", disse Maria Mendonça.

Outubro Rosa

O movimento surgiu em 1997 e atualmente, em todo o mundo, prédios e monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Torre Eiffel, em Paris, a Opera House, em Sidney, e a Casa Branca, em Washington, tomam a cor rosa neste mês. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima em mais de 50 mil o número de novos casos no País em 2012. E a detecção precoce é decisiva para determinar as chances de cura e de sobrevida das vítimas dessa neoplasia.

De acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. É o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No entanto, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Daí a importância e o peso de campanhas como o Outubro Rosa.

A mamografia é o exame mais recomendado pelos especialistas para a detecção precoce do câncer de mama. No Brasil, a lei 11.664, de 2008, estabelece que todas as mulheres tenham acesso a este serviço. Portanto, nossa luta deve ser no sentido de fazer valer o que diz a legislação brasileira.

Programação

Dia 22
18h- Concentração na Colina de Santo Antonio para breve palestra por Dr.Virgílio Fernandes sobre a origem do projeto.
- Acendimento das luzes rosas para iluminara Igreja do Santo Antônio
- Show gospel e show do Padre Peixoto

Dia 24
16h- Palestra na Sociedade Semear sobre a Prevenção do Câncer por Dr. Thiers

Dia 25
15h- Caminhada Rosa saindo da Praça da Bandeira com chegada prevista para as 18h na Praça da Assembleia Legislativa

Dia 29

19h- Na AEASE vai acontecer um HAPPY ROSE de Confraternização das entidades promotoras, clientes e comunidade sergipana

-Ingressos: Legião Feminina de Combate ao Câncer (Valor: R$ 20,00)

Nenhum comentário:

Postar um comentário