quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Saúde de Itabaiana vacina adolescentes contra vírus HPV a partir do dia 6


A partir de quinta-feira, dia 06 de março, a Prefeitura de Itabaiana, em parceria com o Sistema Único de Saúde, começa a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninas de 11 a 13 anos de idade. Conforme dados do Ministério da Saúde o município de Itabaiana tem em média 2500 adolescentes dentro desta faixa etária. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo.
A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural, até 10 de Abril. A adolescente deverá apenas procurar a UBS mais próxima ao domicilio, portando documento de identificação. É importante destacar que, para a proteção ser completa, a imunização ocorrerá em três etapas. A primeira estará disponível em março 2014, a segunda em setembro de 2014, e a terceira será agendada para 60 meses após a primeira dose.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itabaiana, Ana Cláudia reforça a segurança da vacina e seu caráter preventivo para a faixa etária. "Estamos garantindo a proteção às futuras mulheres e mais uma vez esperamos contar com o total apoio dos pais para a proteção de suas filhas contra o vírus do HPV e doenças relacionadas, como o câncer de colo do útero", pontua Ana.

A imunização é preventiva e, iniciada a vida sexual, não dispensa o uso de camisinha e a realização de exames preventivos regularmente.

HPV

O HPV é um vírus que pode ficar no organismo durante anos, sem você perceber. Pode evoluir para cânceres como de colo de útero, uma doença grave. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Mas, agora você pode ser se prevenir do HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário