terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vacinação Contra HPV Começa dia 10 de Março


A vacinação para o HPV (Papilomavírus humano) destina-se a adolescente do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Conforme dados do Ministério da Saúde o município de Itabaiana tem em média 2500 adolescentes dentro desta faixa etária.

A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, tanto na Zona Urbana quanto na Zona Rural, a partir do dia 10 de Março do corrente ano até 10 de Abril. A adolescente deverá apenas procurar a UBS mais próxima ao domicilio, portando documento de identificação.

As adolescentes foram escolhidas para serem vacinadas, porque é nessa idade que o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger você quando estiver na idade adulta. Por isso, você deve se proteger o mais cedo possível.

O HPV é um vírus que pode ficar no organismo durante anos, sem você perceber. Pode evoluir para cânceres como de colo de útero, uma doença grave. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Mas, agora você pode ser se prevenir do HPV.
A vacinação será composta por três doses. A primeira estará disponível em março 2014, a segunda em setembro de 2014, e a terceira será agendada para 60 meses após a primeira dose.
Contra- Indicação para a vacinação:

- Tiver hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da vacina;
- Estiver grávida;
- Desenvolver sintomas indicativos de hipersensibilidade grave, após receber uma dose da vacina HPV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário