segunda-feira, 2 de junho de 2014

RAMA: Programa de Rastreamento de Alimentos no interior de SE



Um grupo de empresários de Itabaiana, acompanhados da Associação Sergipana de Supermercados (Ases), esteve na Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado na tarde de ontem,27, para mostrar o andamento do Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos (Rama).

O Rama consiste em acompanhar os produtos em todas as suas etapas e identificá-los através de uma etiqueta única com um código de rastreamento podendo ser consultado pela internet, no qual se tem toda a cadeia por onde o produto passou e os testes que foram feitos nele para saber os índices de agrotóxicos.

Os supermercados Messias Peixoto, Nunes Peixoto e Irmãos Peixoto aderiram ao programa há seis meses e já possuem etiqueta de identificação disponível para os consumidores. O empresário Messias Peixoto mostrou fotos dos produtos etiquetados e o relatório dos distribuidores que também já fazem parte do processo de rastreamento e relevou que análises já foram feitas com resultados considerados satisfatórios.

Satisfeita com os resultados apresentados, Rosana Barreto, Gerente de Alimentos da Diretoria de Vigilância Sanitária, marcou uma ação de divulgação da campanha para os consumidores. “É importante que a população saiba quem vende frutas, legumes e verduras que são aprovados pela Vigilância. Recebemos ligações periodicamente de consumidores querendo saber se determinados supermercados vendem produtos de qualidade”, releva.

Intitulada “Alimentação saudável, segurança desde a origem”, a ação conjunta dos três supermercados irá acontecer no Supermercado Messias Peixoto, em Itabaiana, no dia 04 de junho a partir das 9h.


Uma vez detectado índices insatisfatório pela Vigilância Sanitária em análises fiscais, o departamento irá notificar o produtor para que ele possa corrigir a aplicação. Caso o supermercado não tenha o Programa de Rastreamento, ou seja, não identifique a origem do produto, ele que receberá a notificação. Reincidindo o insatisfatório a empresa poderá receber uma multa. Segundo Rosana, a multa tem valor variado, mas a base inicial é de dois mil reais.

A Ases disponibiliza para os empresários do varejo supermercadista o Rama. O Programa foi idealizado pela Associação Brasileira de Supermercados e é gerenciado pela empresa especializada Paripassu, responsável pelas coletas e análises técnicas das FLV.

O Programa permite acesso direto dos participantes a uma base de dados de análises de resíduos de agrotóxicos de FLV, o que facilita a gestão e controle de fornecedores, ampliando a segurança de consumo dos clientes que frequentam as lojas.

Com informações da Ascom Ases
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário