domingo, 15 de julho de 2012

Equipamento de ponta agilizará resultados de exames de Hepatite B e C


Desde junho, o Laboratório do município que funciona no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA – dispõe de uma nova máquina para análise de sorologias. Os pacientes itabaianenses e da microrregião terão o resultado de seus exames de Hepatite B e C com mais rapidez. Essa novidade tem proporcionado uma maior agilidade no diagnóstico e encaminhamento para tratamento dos casos positivos (reagentes). 


Doado pelo Ministério da Saúde ao município, o aparelho Cobas E 411, dará mais rapidez na entrega dos exames. Para um maior conhecimento a respeito do funcionamento do equipamento, entre os dias 5 a 8 de março, Osvaldino Jesus dos Santos Júnior, biomédico do Laboratório do município, participou de uma capacitação em São Paulo, na sede da Roche, fabricante do aparelho.

“Antes da chegada desse equipamento havia muita demora para entregarmos os resultados dos exames. Enviávamos as amostras coletadas para o Laboratório Central em Aracaju – LACEN – e só tínhamos o resultado com 30, 45 dias ou mais. Era tudo muito burocrático. Agora não. Fazemos a coleta e a análise no próprio município. Dessa forma, é possível dar mais celeridade a todo processo, e nos casos reagentes, podemos encaminhar mais rápido o paciente para o tratamento adequado”, frisa o biomédico.

Ascom da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário