terça-feira, 16 de julho de 2013

CTA Realiza Ações de Prevenção e Diagnóstico Precoce da Hepatite


No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial das Hepatites Virais. A data tem como objetivo  dar visibilidade para a prevenção da doença, que atinge inúmeros brasileiros e evolui de  forma silenciosa.

Como forma de alertar a população sobre a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com as prefeituras, promove ações de sensibilização e incentivo ao teste rápido ao longo de todo o mês.



Em Itabaiana o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que atende diariamente a população em sua sede anexo ao CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) estará realizando de forma itinerante nos dias 17, 29 e 31 de Julho o teste rápido para detectar a hepatite, bem como, acontecerá palestras educativas e apresentação de vídeos sobre o tema.



Confira a Programação:



Dia 17 de Julho – Na Praça João Pessoa das 08 às 12h
Dia 29 de Julho – Na Clínica de Saúde do Bairro Porto das 08 às 12h
Dia 31 de Julho – Na Clínica de Saúde do Bairro Miguel Teles de Mendonça das 08 às 12h.

Hepatite saiba Mais
A hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Só no Brasil, dois milhões de pessoas sofrem da forma crônica de hepatite B. O Ministério da Saúde tem discutido com a sociedade e com os profissionais de saúde ações contra as diversas manifestações da doença. "O Brasil está bastante avançado no combate às hepatites, em comparação com outros países", avalia Epaminondas Campos, da organização não governamental (ONG) Grupo C, de apoio a portadores de hepatite C.

Tanto a hepatite C quanto a B podem se tornar crônicas e se manifestar no corpo de uma pessoa pelo resto da vida. Para combater as hepatites e articular esforços federais, estaduais e municipais, o Ministério da Saúde criou, em 2002, o Programa para Prevenção e Controle das Hepatites Virais e vem intensificando as ações de vacinação contra hepatite B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário