quinta-feira, 4 de julho de 2013

Secretaria de Saúde de Itabaiana realiza Mais de 400 Cirurgias Eletivas

 
A Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana está realizando desde o mês de março deste ano vários mutirões de cirurgias eletivas, seja de catarata, Pterígio e Otorrinolaringologia. 
A ação começou em março e seguirá até o mês de setembro. Os mutirões atendem apenas pacientes encaminhados para cirurgias eletivas pela rede municipal após avaliação médica, pelo sistema de pré-agendamento e tem como principal objetivo agilizar o atendimento deste setor.
Segundo a Coordenadora dos Programas Federais da Secretaria de Saúde de Itabaiana, Keysianne Teles quando a atual gestão assumiu existia uma cota para 196 pessoas e hoje existem apenas 18 pessoas restando da cota, o que mostra que já houve 178 cirurgias realizadas nestes quatro meses. Novos cadastros estão sendo realizados e a procura é grande pela cirurgia de catarata. De Pterígio já foram realizadas aproximadamente 200 cirurgias em parceria com o IOSE (Instituto de Olhos de Sergipe).
 Quanto aos procedimentos de Otorrino, estes são realizados através de uma parceria entre a secretaria municipal de saúde de Itabaiana, o Governo Federal, a Maternidade São José e o médico otorrinolaringologista Carlos Henrique Garcia. 
Até o momento já foram realizados 96 procedimentos cirúrgicos de adenóide e amídala.
“Foi um grande feito para o município essas cirurgias, pois, Itabaiana é o único município de Sergipe que está realizando essas cirurgias, o que é uma coisa maravilhosa. Estou muito feliz por realizar essas cirurgias, porque sei que estou sendo útil para toda a região”, disse Carlos.
 Ainda de acordo com o médico Carlos Henrique existem municípios que receberam verbas para a realização destas cirurgias e lamentavelmente não realizaram nenhuma até o presente momento. Os recursos não utilizados retornarão ao Ministério da Saúde.
 Para a Secretária Andréa Reis Mendonça tudo isso somente é possível graças ao trabalho incessante de toda sua equipe. “Nosso objetivo é melhorar a cada dia os serviços de saúde em nossa cidade. Estaremos realizando inúmeras cirurgias que beneficiará os pacientes que estão aguardando já há algum tempo. Continuaremos trabalhando em prol de todos”.
 Até o mês de setembro deste ano a secretaria pretende dobrar o número de pessoas beneficiadas para reduzir o máximo às filas de espera no SUS.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário