quarta-feira, 17 de julho de 2013

Município de Itabaiana Assina Adesão ao Programa Saúde da Família




As secretárias municipais Andréa Reis Mendonça (Saúde) e Maria do Carmo Mendonça Andrade (Educação), assinaram, na última sexta-feira, dia 12, o contrato de adesão ao Saúde na Escola (PSE), programa federal que leva às escolas ações de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público de Itabaiana.

Em 2012 o município de Itabaiana fez a adesão de 16 escolas municipais e cinco estaduais e foi pactuado o atendimento de 5000 educandos. Para o ano de 2013 a Secretaria Municipal de Saúde e de Educação fez a adesão de 33 escolas, sendo 26 escolas municipais, incluindo as cinco creches existentes no município e sete escolas estaduais. Todas essas escolas fazem parte do grupo Prioritário. Foi realizada adesão do programa em todas as equipes de saúde da família de Itabaiana e irá atender 9.214 educandos.

Para esse ano o diferencial está no atendimento às creches e alunos de educação infantil que antes não fazia parte do programa, na universalização de adesão das equipes foram incluídas as equipes de saúde da Zona Rural do Povoado Pé do Veado e a do Povoado Serra que irão realizar as ações das escolas da região desses povoados.

Segundo a Assistente Social e Coordenadora do Programa no município Márcia Cunha, a meta é começar já no início de agosto. “Assim que começarem as aulas do segundo semestre da rede municipal e estadual iremos programar as ações de avaliação, promoção e prevenção de saúde dos nossos educandos, em parceria com todos os profissionais das equipes de saúde da Família, do NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família, da SMTT, CAPS- Centro de Atenção Psicossocial, CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento DST/AIDS, CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social, Conselhos Tutelares, entre outros”, disse.

O Que é o PSE?

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário