terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia ‘D’ de vacinação Contra a Gripe é sucesso‏

Devido ao Dia ‘D’ de Vacinação contra a Gripe, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Um grande movimento de pessoas foi registrado no último sábado, dia 20, nos postos de saúde, associações, hospital e praças de Itabaiana. Com a data definida pelo Ministério da saúde. O Dia “D” foi instituído para que todas as secretarias de saúde do país reforçassem as ações de imunização junto à sociedade, inclusive, estendendo a vacinação para fora da rede de saúde tradicional; em pontos populares da cidade. O ápice das vacinações ocorre no Dia “D” com a ampliação do atendimento para a vacinação dos munícipes. 

Para o prefeito Valmir de Francisquinho; “É de grande importância a realização dessa campanha, além de cumprir com as determinações do Ministério da Saúde, nós estamos cuidando dos nossos cidadãos idosos que muito já contribuíram e ainda contribuem com nossa cidade e as demais pessoas que se enquadram nos grupos específicos. Com isso, estamos felizes com os resultados, pois o povo está ciente da campanha e buscando o serviço ofertado pela saúde municipal de Itabaiana”, avaliou o prefeito.


“A nossa preocupação e meta é que todos os grupos específicos para essa vacinação sejam atendidos em nosso município de acordo com as necessidades e para isso estamos tendo grande engajamento de nossas equipes. Esse é um grande diferencial da campanha de vacinação desse ano, que está sendo feita com eficácia e responsabilidade”, disse a secretária municipal de saúde, Andréa Reis Mendonça, que estava completamente engajada para que a campanha fosse realizada.

A vacina

Estudos comprovam que essa reduz em até 45% o número de casos de pneumonia e em até 75% a morte em decorrência de complicações causadas pela gripe. Além dos idosos acima de 60 anos; o foco da imunização são crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, população prisional e doentes crônicos. Grupos identificados como mais vulneráveis à influenza. Esses grupos são os que atraem preocupação maior, pois são mais propícios a sofrerem complicações, ocasionando outras graves doenças, como, por exemplo: uma pneumonia bacteriana.

Tirando a dúvida que algumas pessoas têm. O Ministério da Saúde esclarece que a vacina não traz sintomas semelhantes aos da gripe, pois o vírus usado é inativo, não havendo a transmissão da gripe pela aplicação da referida vacina. Ainda assim, as pessoas que forem imunizadas e apresentarem futuramente os sintomas da doença, principalmente, as com doenças crônicas, devem procurar, imediatamente um médico. 

A meta nacional da vacinação contra a gripe em 2013 é atingir 31,3 milhões de brasileiros. As imunizações prosseguem nos postos de saúde até o próximo dia 26. A Campanha contra o vírus Influenza - gripe - teve seu início no dia 15 de abril em todas as unidades de saúde pública municipal de Itabaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário