quarta-feira, 17 de abril de 2013

Especial 100 dias: Secretaria Municipal de Agricultura

“Eu nasci no povoado Pé do Veado. E conheço de perto as dificuldades que o homem do campo vive, coisa que piorou muito nos últimos anos porque as ações nas comunidades rurais praticamente inexistiam. Por isso que o que vem sendo realizado pela nossa secretaria de Agricultura tem chamado tanto a atenção. Especialmente a limpeza dos tanques, algo que não ocorria há décadas em nossa cidade”, disse o prefeito Valmir de Francisquinho, ao avaliar os 100 primeiros dias de ação da secretaria de Agricultura de Itabaiana.
Mas o início destes trabalhos foi dificultado pela falta de compromisso da gestão anterior da pasta, que não respeitou a atitude republicana de buscar a impessoalidade na administração pública de forma tal que quase inviabilizou o começo da gestão do secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus. “É como se estivéssemos implantando a secretaria, pois não foi deixada nenhuma documentação da gestão passada. Não encontramos nenhum papel com dados ou projetos da secretaria. E foi só buscando informações com funcionários que encontramos algo”, frisou o secretário.

Esse processo não impossibilitou a realização de um trabalho efetivamente histórico nas comunidades agrícolas do município, que vem sendo a limpeza dos tanques públicos espalhados pelos povoados. “Até o momento já limpamos 11 tanques: Lixandre, na Terra Dura; Grande e Melo, na Várzea do Gama; Aidá Preto, no Pé do Veado; Tanque Grande, no povoado Flechas; Chico Leite, nas Caraíbas, Boqueirão, no povoado do mesmo nome; Preto, na Serra, e uma fonte no povoado Flechas. Alguns deles foram limpos e ampliados, e outros foram apenas limpos”, disse Erotildes, destacando que, se a chuva não cair por esses dias, os próximos tanques a serem limpos serão os dos povoados Bom Jardim, Barro Preto, Matapoã e Lagoa do Forno.

Outra atividade que vem sendo realizada pela Agricultura são as reuniões com as associações dos povoados, inclusive com as inadimplentes, cujo problema vem sendo estudado pela prefeitura no sentido de equacionar as dívidas de forma a garantir que essas associações possam receber verbas do PRONESE. Em relação a auxílio, a secretaria também firmou parceria com a Associação dos Bichos Carentes de Itabaiana (ABCITA), no sentido de fornecer ração, remédios e ainda disponibilizar um médico veterinário. “Além disso, o prefeito enviou um projeto para Câmara, que será votado, que regulamenta a questão de animais soltos pelas ruas. Atualmente eles são apreendidos em um terreno, aos cuidados do município, e seus proprietários vão pagar uma multa com a aprovação do projeto”, disse Erotildes.

Diante da seca pela qual passa todo o município, a secretaria de Agricultura também disponibiliza dois carros pipas à população. Além disso, os poços artesianos mereceram especial atenção neste início de gestão. “Poços com mais de dois, três anos danificados e sem manutenção foi o que encontramos. E tivemos dois poços artesianos deixados pela gestão anterior inacabados. Neles, que ficam nos povoados Taperinha e Serra do Cágado,  estão sendo colocadas as bombas, sendo que  no poço da Taperinha iremos implantar também a distribuição da água em todas residências, beneficiando 50 famílias”, anunciou Erotildes.

Com um trabalho de manutenção, reforma e jardinagem das praças localizadas na zona urbana e também rural, a exemplo da praça Francisco Teles Filho, a praça da Igreja do Bom Parto, e da praça General João Pereira, a secretaria de Agricultura também vem realizando constantes podas nas árvores espalhadas pela cidade, especialmente aquelas que, pelo seu tamanho, colocam em risco a rede elétrica e de telefonia. Para atender bem comerciantes e consumidores, a secretaria realiza um importante trabalho de recuperação e higienização dos mercados municipais. O Mercado de Carnes, além dos mercados dos povoados Cajaíbas e Ribeira foram higienizados, assim como o Mercadão, que passou por um amplo processo de limpeza e está sendo  organizado.

Outro grande entrave da administração municipal vem tendo seus problemas solucionados de forma gradual. Trata-se do matadouro de animais, que recebeu equipamentos para facilitar o abate, passou por recuperação dos currais e teve dobrada a capacidade do reservatório de água, que antes era 5.000 e agora passou 10.000 litros. “Além da higienização do matadouro, nós colocamos mais um caminhão para entrega das carnes”, ressaltou o secretário, que finalizou este resumo de suas ações da  pasta que comanda falando sobre a distribuição de sementes. “Já enviamos a solicitação para à EMDRAGO, para que ela nos forneça as sementes. E agora estamos no aguardo das mesmas”.

Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário