segunda-feira, 15 de abril de 2013

Especial 100 dias: Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços, Esporte, Lazer e Turismo

“Meu sonho de ver Itabaiana uma cidade ainda mais desenvolvida economicamente está se encaminhando para virar realidade”. Assim definiu o prefeito Valmir de Francisquinho quando questionado sobre os 100 primeiros dias de sua gestão na área de Indústria, Comércio, Serviços, Esporte, Lazer e Turismo, pasta ocupada pelo empresário Altamiro Brasil. “Ele foi a realização de um compromisso de campanha que assumimos com o CDL, de que seriam os associados que realizariam a indicação para esta pasta. E esta funcionado, com importantes ações em todas as áreas que a secretaria pode interagir”, avaliou Valmir de Francisquinho.

Ao assumir a Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços, Esporte, Lazer e Turismo, Francisco Altamiro Brasil, não encontrou documentos e nem projetos. “Encontramos a secretaria carente de tudo. O único trabalho encontrado foi o Distrito Industrial, onde, até então, apenas cinco empresas participavam. Observamos que nada foi feito para mudar essa realidade. Faltava o contato com a CODISE, por exemplo, para a liberação de mais empresas no local, a conferência de documentos a fim de verificar onde havia problemas”, informa o secretário.

Assim que a nova gestão começou a atuar foram tomadas duas iniciativas para começar a solucionar o problema no Distrito Industrial: o primeiro foi o contato com a Deso, com o objetivo de fazer a instalação hidráulica, e estabelecer o fornecimento de água no local; e o segundo, o contato com a Itnet, com a finalidade de levar internet de qualidade para facilitar o trabalho das empresas, viabilizando a comunicação. Em breve, o Distrito Industrial de Itabaiana receberá mais 37 empresas. “Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento da cidade, pois nós temos duas universidades e muitos jovens com mão de obra qualificada, no entanto, sem oferta de trabalho. Com essas empresas haverá a geração de muitos empregos para os itabaianenses”, destaca Brasil.

O projeto Fênix é outra iniciativa dessa gestão. O objetivo é capacitar os sapateiros do município, com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, que é parceiro na ação, para que estes formalizem suas empresas e desenvolvam, com êxito, seu trabalho. A Universidade Tiradentes é outro parceiro nessa atividade, pois os estudantes de administração ensinarão esses profissionais a desenvolver suas empresas. “Atualmente, Itabaiana fabrica 70 mil calçados por mês e revende na Bahia. Muitos itabaianenses não têm conhecimento desse trabalho. São fábricas pequenas, de fundo de quintal, que mesmo sem muito investimento, tem trabalhado muito para desenvolver esse setor”, enfatiza o secretário.

Com a finalidade de incluir jovens e adultos, nas mais variadas atividades esportivas e culturais. O projeto ‘Formando Campeões’ visa promover, também, a saúde da população através de ações educativas de promoção e prevenção, em parceria com todas as secretarias municipais.

Um dos grandes desafios desta secretaria é promover o turismo na cidade serrana. “Muito itabaianenses não conhecem o potencial turístico do município. Não conhece o Parque dos Falcões, Igreja Velha, Poções da Ribeira, a serra. Nós estamos preocupados também em organizar a feira municipal para incluí-la na rota dos turistas na nossa cidade. Também está em pauta a construção do Calçadão da rua São Paulo. Outro ponto que já está em análise junto a SMTT, é a questão das vagas de estacionamento. Nosso trabalho está focado em desenvolver a cidade”, explica Brasil.

“Teve início a 1ª Copa Chico Cantagalo, idealizada pela nossa equipe de esporte, e que envolve cerca de 600 atletas. Em junho, os povoados também terão seu torneio. Só para o campeonato contabilizamos mais de 30 patrocinadores. O comércio local se fez parceiro nessa iniciativa. A cada dia a secretaria contabiliza mais parceiros para seus projetos, o que mostra a credibilidade do nosso trabalho”, ressalta o secretário.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, é outro projeto em execução no município. Até o momento, apenas 13 (treze) cursos foram ofertados, e, no entanto, Itabaiana já possui cerca de 800 jovens inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário