quarta-feira, 17 de abril de 2013

Especial 100 dias: Secretaria Municipal de Educação


Nos primeiros 100 dias no comando da prefeitura de Itabaiana, os trabalhos realizados pela educação municipal foram avaliados positivamente pelo prefeito: “O planejamento e determinação dos servidores é parte vital na conclusão de metas e objetivos, e isso nós temos encontrado no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana. Tenho certeza que essa é apenas a primeira etapa para o sucesso das ações administrativas e educacionais tomadas pela secretária Carminha Mendonça, que também é professora por formação”, declarou o prefeito.

Trabalhando com o povo e para o povo, assim tem sido a nova administração municipal de Itabaiana e não seria diferente com a Secretaria Municipal de Educação que tem a professora Maria do Carmo Mendonça Andrade à frente. “Podemos dizer que a educação está em pleno funcionamento desde 18 de fevereiro. Logicamente que não vamos negar as grandes dificuldades iniciais que tivemos para organizar toda a documentação da secretaria e termos conhecimento de quais programas do MEC ela estava cadastrada. Tomando ciência de tudo, fizemos o levantamento das pendências de documentação e prestação de contas dos referidos programas e trabalhamos com muito empenho para regularizar tudo. Afinal, sabemos que a não regularização desse tipo de trabalho acarreta no não repasse de recursos e isso afeta diretamente em nossas atividades e desenvolvimento de mais outros trabalhos”, disse Carminha Mendonça.

Um dos principais desafios encontrados pela pasta e sua secretária foi equacionar os problemas salarias com as demandas dos professores. E num curto espaço de tempo a secretária, juntamente com o prefeito, reuniu-se com o SINTESE/Itabaiana até que se chegasse a um consenso. Com o salário de dezembro e o 13° atrasados, deixados pela gestão passada, Valmir e Carminha não mediram esforços e, além de ajustar o pagamento de metade desta dívida já no mês de abril (dividindo metade em março e metade abril), também acertaram o pagamento retroativo do aumento concedido à categoria, de quase 8%, também até o mês de abril. Com isso, em menos de 100 dias, a prefeitura demonstrou respeito pelos educadores itabaianenses e a secretaria de Educação iniciou o período letivo com o processo de diálogo com o sindicato totalmente aberto, demonstrando a transparência como perfil da atual gestão.

Além de estar cadastrada a vários programas do Ministério da Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana tem realizado, com o aval do prefeito Valmir de Francisquinho, programas sociais de iniciativa própria e em parceria com a prefeitura, como a Semana de Saúde na Escola, onde professores e profissionais da saúde realizaram aulas e palestras com orientações para os alunos, visando a melhoria da qualidade de saúde pessoal e familiar com educação alimentar, higiene bucal e entre outros.

Registra-se também o empenho dos professores para a realização da Semana da Água, que contou com a aplicação de diversas atividades nas escolas. A semana foi encerrada com a Caminhada do Dia Mundial da Água, que contou com a participação dos alunos de todas as escolas da sede do município. Além de mobilizar a sociedade, a caminhada também serviu como um momento de reflexão pelo uso racional da água e pela situação de seca que passa o Nordeste do Brasil.

Uma das conquistas foi ter dado inicio a reabertura das Estações Digitais das escolas, sendo a primeira reaberta a da Escola Municipal Profª Maria Irene Tavares, dando sequência as demais. Além disso, está em pleno andamento a reforma e nova pintura dos prédios escolares. A merenda está de indiscutível qualidade, contando com duas profissionais Nutricionistas exclusivas para verificar e controlar a qualidade da mesma.

Valmir e Carminha destacaram que tiveram de enfrentar desafios logo no começo da gestão. Os maiores foram a regularização de documentos pendentes e outros não encontrados, bem como a regularização do transporte escolar de alunos da zona rural. No mais, eles já elencaram várias conquistas, uma delas foi a doação de fardamento escolar por parte de alguns comerciantes da cidade que foram entregues às mães de alunos contendo farda, lápis grafite, caixa de lápis de cor, caderno e borracha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário