terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ex - Chefe da vigilância sanitária e de assistência farmacêutica envia nota de esclarecimento e justificativa

Igor Alexandre, chefe da vigilância Sanitária e da assistência farmacêutica enviou uma nota de retratação referente a denuncia feita pela TV Atalaia e outros setores da imprensa, na nota ele afirma algumas conquistas realizadas em sua gestão:

"Trabalhamos na Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana durante a gestão passada na assistência Farmacêutica, como farmacêuticos, e com outros membros da equipe, dentre outras atribuições, cuidávamos da Assistência Farmacêutica (Seleção - Aquisição - Armazenamento - Distribuição e Dispensação de Medicamento e Correlatos).
Implantamos um sistema de distribuição mensal, realizado através de planilhas gerenciais, onde continham informações do Estoque, Validade, Consumo Mensal e Consumo Médio Mensal dos medicamentos de cada Unidade de Saúde, dessa forma, foi minimizada altamente a perda de medicamentos. Trabalhávamos através de POP's (Processos Operacionais Padrões) e periodicamente eram realizadas supervisões farmacêuticas nas Unidades de Saúde para verificar e orientar, procedimentos de atendimento, armazenamento e controle de estoque dos medicamentos. As supervisões foram possíveis, pois ampliamos a quantidade de farmacêuticos. Fizemos concurso para 2 vagas e foram convocados 4 farmacêuticos. Dessa forma, tínhamos farmacêuticos trabalhando nas coordenações da Secretaria de Saúde e farmacêuticos nas principais e maiores Unidades de Saúde do município (SESP, SOUTO DINIZ E SÃO CRISTOVÃO), oferecendo também assistência aos pacientes e suporte técnicos aos outros profissionais de saúde.

Disponibilizamos MAIS DE 220 ITENS de medicamentos e outros insumos farmacêuticos, divididos nas relações de medicamentos do Componente Básico que eram utilizados nas Unidades de Saúde de pequeno e grande porte e a relação do Componente Especializado e Estratégico disponibilizadas na Secretaria de Saúde. A nossa REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) foi ampliada de forma expressiva, sendo atualizada anualmente, obtendo muitos elogios por todos profissionais médicos que atendiam no município. Sem contar que pacientes cadastrados no Núcleo de Assistência Social, que necessitavam de medicamentos e tratamentos específicos, não previstos na relação de medicamentos do governo (RENAME), recebiam seus medicamentos periodicamente pagos com recurso próprio. Ampliamos para três Unidades de Saúde a dispensação de medicamentos controlados (antes era apenas uma). Aplicamos o recurso previsto na Portaria nº 2.583/GM/MS, de 10 de outubro de 2007, que define o elenco de medicamentos e insumos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde, nos termos da Lei nº 11.347, de 2006, aos usuários portadores de diabetes mellitus. Dessa forma, cadastramos mais 150 pacientes que necessitavam do monitoramento da glicemia capilar de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e disponibilizamos os aparelhos de Glicosímetros compatíveis com as Tiras Reagentes que eram distribuídas mensalmente. O município nem mesmo possuía conta especifica, como determinado pela lei, para aplicação deste recurso."

Além disso ele nos informou em contato telefônico que os medicamentos que aparecem em fotos vencidos, são grande parte adquirido através de apreensões em farmácia da cidade, e outra parte são medicamentos que possuem pouca demanda, ou pouca saída no período. Segundo o farmacêutico, esses remédios estavam a disposição da sociedade, porem, por um controle legal, determinados remédios só poderão ser liberados com determinados pré-requisitos, não pode ser distribuído aleatoriamente.

Sobre a questão do local onde foi encontrado, há um fator que foi a quebra do contrato com a Torre, empresa de limpeza pública, e com isso, a coleta do lixo hospitalar e dos remédios vencidos foi comprometida, com isso os dejetos não poderiam ser jogados irresponsavelmente em locais públicos ou lixões da cidade.

Igor Alexandre encerra a nota afirmando o seguinte: "Toda essa matemática de ampliar e somar, apenas foram subtraídas em um componente: nas despesas, pois compramos e disponibilizamos muitos mais medicamentos e gastamos menos! Encerramos tal nota com o desejo que esta nova gestão possa fazer ainda mais pelos munícipes da nossa querida cidade serrana e com a certeza do dever cumprido e com a plena consciência que fizemos muito por nossa cidade.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento".

Att.,
IGOR ALEXANDRE O. SANTOS
FARMACÊUTICO
CRF 764/SE
JOHN MICHEL BRITO DE ALMEIDA
FARMACÊUTICO
CRF 558/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário