quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeito de Itabaiana recebe representantes de usina de lixo

“Nosso objetivo é resolver o problema do lixo em Itabaiana. E isso é uma questão emergencial”, disse o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, durante visita ao lixão da Terra Dura, local onde são depositados os resíduos sólidos da cidade. “Mas entendemos que a solução dessa questão passa por uma séria discussão junto à comunidade e autoridades das cidades circunvizinhas também”, avaliou Valmir, referindo-se ao chamado Consórcio do Agreste Sergipano, composto por 21 municípios da região Agreste do Estado.

A visita objetivou mostrar o local aos representantes da Albatroz Ambiental, empresa norte-americana que está iniciando suas atividades no Brasil, e que atua na instalação de usinas de tratamento de resíduos sólidos. “Nós temos tecnologia para reaproveitar 100% do lixo, através das autoclaves, que são turbinas gigantes que processam os resíduos a uma temperatura específica, até que eles virem biomassa, que, por sua vez, se transforma em energia a ser vendida ao próprio município por um valor abaixo do praticado pelas distribuidoras de energia”, explicou André Rosa, consultor da Albatroz.

“Uma usina desse tipo tem capacidade de produzir até 9 megawatts/hora ou até 59 mil litros/dia de etanol”, destacou André Rosa, informando ainda que esse tipo de energia é ecologicamente a mais correta e que o preço dela, apesar de ser repassada mais em conta aos municípios que contratam os serviços da Albatroz, é naturalmente mais alto. “Temos que levar em conta o valor agregado que essa energia possui”, frisou André.

“Estamos conhecendo as mais variadas tecnologias que possam resolver o problema do lixo. E receberemos toda e qualquer empresa que atue nesse ramo, pois o que nos importa é encontrar uma solução”, finalizou o prefeito Valmir de Francisquinho.

Da assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário