quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estudantes de Itabaiana participam da Provinha Brasil

Elaborada para ser aplicada às crianças devidamente matriculadas no segundo ano do ensino fundamental – antiga 1ª série – a Provinha Brasil é uma avaliação criada em consonância com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC que tem por objetivo diagnosticar a qualidade do ensino e servir de espelho para os professores, onde, após os resultados, terão condições de averiguar as habilidades e deficiência dos estudantes em suas áreas especifica.

Em Itabaiana, a Provinha Brasil das matérias de português e matemática foram aplicadas durante os dias 02 e 03 de maio nas escolas públicas municipais, sendo que, pelo aumento no total de matriculados em 2013, alguns alunos participaram da prova no último dia 6.

 “Não só eu, mas como todos os professores e equipes de direção das escolas tivemos a preocupação de que a Provinha Brasil fosse realizada, pois a importância dela revela-se nos resultados que obtemos, afinal, é com esses resultados que teremos noção de onde intensificar o ensino e de onde vermos que eles está dando certo. Além disso, as provas de matérias especificas irão nos mostrar quais deles os nossos alunos têm mais aptidão”, disse Carminha Mendonça, secretária municipal de educação de Itabaiana.

A Provinha Brasil diferencia-se das demais que são realizadas pelo Inep, pois se trata de um instrumento pedagógico sem finalidade classificatória. No mais, o resultado obtido na mesma facilitará a criação de relatórios que, ao subsidiar ações pedagógicas, são capazes de unir a Secretaria de Educação, a direção das escolas, alunos e pais. 

Quem corrige?
As provas podem ser corrigidas pelo próprio professor da turma onde a prova foi aplicada, ou por uma equipe de professores montada pela Secretaria Municipal de Educação. Com isso, o docente ficará ciente do nível  de desempenho dos seus alunos de forma imediata. Da mesma forma, os resultados de cada turma em individual serão coletados e agregados, com o objetivo de formar um panorama da escola e de toda rede municipal de ensino de Itabaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário