terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Itabaiana:gestão democrática do Mercadão

Reconhecida como uma cidade de comércio pujante, especialmente por realizar duas das maiores feiras livres do Estado, às quartas e sábados, a cidade de Itabaiana terá total atenção a esse segmento por parte do poder público. E na manhã desta segunda-feira, 25, o prefeito Valmir de Francisquinho fez uma reunião com os feirantes no Mercadão de Itabaiana.

Dente as orientações passadas pelo prefeito para a sua equipe está a de que todas as ações realizadas no Mercadão deverão ser discutidas integralmente com os comerciantes que atuam no local, numa gestão democrática deste importante espaço público que é utilizado pela iniciativa privada. “Nós precisamos nos unir, trabalharmos juntos para que as nossas feiras sejam cada vez mais fortes e organizadas. E isso só vai acontecer se nós fizermos nossa parte, mas se vocês também fizerem a de vocês, inclusive trazendo sugestões de melhorias para as pessoas que nomeamos para trabalharem aqui”, avaliou Valmir.

“É evidente a necessidade que a feira livre de Itabaiana tem em ser reorganizada, para facilitar o acesso das pessoas. As demarcações de espaço serão feitas sem politicagem, dando preferência aos feirantes da nossa cidade. E a gestão deste espaço irá sempre ouvir vocês, que vivem aqui e que sabem das necessidades”, disse o prefeito.

Ações

O diretor do Mercadão, José Augusto, conhecido como Pastor, explicou a forma como o local vem sendo administrado e ouviu sugestões dos presentes. Além disso, o empresário Sérgio da ITA Alarmes apresentou o projeto de câmeras de segurança para o estabelecimento, algo que já havia sido discutido e aprovado junto aos feirantes e que recebeu total apoio do prefeito Valmir de Francisquinho. “No que nós pudermos colaborar para que o Mercadão fique mais seguro, podem ter certeza que ajudaremos”.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito destacou duas boas notícias. “Graças a luta da deputada Maria Mendonça, o governo estadual incluiu a construção do nosso Ceasa no Proinveste. Mas informo a todos vocês que já havíamos conseguido, ainda no ano passado, depois da eleições, mais de R$ 1 milhão para a reforma do Mercadão. Agora vamos definir um cronograma para a reforma. Mas garanto que só iniciaremos as obras quando for possível garantir que os feirantes continuarão trabalhando. Vocês não podem sofrer, por isso só começaremos a reforma quando todos estiverem de acordo e com o sustento garantido”, informou Valmir.

Na reunião também ficou determinado que os horários de carga e descarga dos caminhões será monitorado pela SMTT, evitando assim contratempos entre os próprios feirantes e consumidores. O prefeito revelou que em breve será feito um replanejamento da feira livre, para deixar mais espaços para os consumidores transitarem com mais traquilidade e agilidade, além da demarcação de espaços e a legalização de alvarás.

Além do prefeito, dos gestores do mercadão e dos feirantes, estiveram presentes à reunião o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus, o de Indústria e Comércio, Altamiro Brasil, e o de Comunicação Social, Anderson Christian de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário