quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tanques públicos recebem atenção da prefeitura de Itabaiana

Com o intuito de garantir aos moradores da zona rural de Itabaiana mais qualidade de vida, e por determinação do prefeito Valmir de Francisquinho, a prefeitura iniciou, através da Secretaria Municipal de Agricultura, uma ação que visa a melhoria de vários tanques públicos espalhados pelo município.


“Nós temos consciência da importância que os trabalhadores rurais têm para o desenvolvimento econômico de Itabaiana. E por isso estamos priorizando, nesse primeiro momento, a limpeza dos tanques públicos e a garantia de funcionamento dos poços artesianos. Além disso, estamos buscando recursos para que as estradas vicinais de Itabaiana possam ser recuperadas, garantindo assim um melhor escoamento da produção agrícola”, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho.


Diante das determinações do prefeito, o secretário de Agricultura, Erotildes de Jesus, vem aproveitando o atual período de estiagem para realizar os trabalhos de melhorias dos tanques, de forma especial nos povoados Várzea do Gama, Terra Vermelha, Pé do Veado, Caraíbas e Lagoa do Líbano.

“O Tanque Grande, no povoado Várzea do Gama, é um bom exemplo da importância deste trabalho, pois existe há muitos anos e nunca passou por uma limpeza da magnitude que estamos fazendo”, disse Erotildes, ressalvando que, diante da seca atual, os tanques precisam ser limpos e estruturados para que, quando as chuvas vierem, eles possam acumular um maior volume de água e, com isso, se tornarem mais úteis para os moradores das comunidades onde estão localizados.

Com o trabalho de limpeza e desassoreamento, que consiste em remover a lama acumulada ao longo dos anos no fundo do tanque para que ele possa acumular mais água, quem ganha é a comunidade. “A última limpeza desse tanque aconteceu em fevereiro de 1983, ou seja, há 30 anos. E naquela época foi na base da galinhota. Esperamos que esse tipo de trabalho continue, pois os tanques são importantes para nós, fazem parte da nossa vida”, finalizou o morador da Várzea do Gama, Antônio Francisco de Souza, o Tonho de Bila. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário