terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Itabaiana entrega equipamentos de proteção a catadores

Com o intuito de garantir dignidade e segurança aos catadores da lixeira da Terra Dura, a prefeitura de Itabaiana iniciou o processo de entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) aos trabalhadores que atuam no local. A primeira providência tomada foi a entrega de 30 pares de luvas na manhã desta terça feira, (19). E o responsável pela execução da ação, o advogado geral do município, Lucas Cardinali, aproveitou a oportunidade para recolher nome e a numeração de calçado de cada um dos presentes para providenciar a compra e posterior entrega de botas apropriadas para a atividade dos catadores.

“Nosso objetivo é resolver o problema da lixeira da Terra Dura no menor espaço de tempo possível. Mas, até lá, a garantia da integridade física dos que atuam no local é prioridade máxima da nossa gestão. Tanto é que já definimos algumas ações para minimizar o impacto ambiental e humano da lixeira”, destacou o prefeito Valmir de Francisquinho, lembrando que definiu a presença de um funcionário da prefeitura no local com o objetivo de impedir a presença de crianças e adolescentes, bem como autorizou o trabalho de um trator no sentido de revolver o lixo acumulado, diminuindo os prejuízos ambientais.

Inclusive o responsável pela fiscalização da lixeira, Luciano dos Santos, tem a ordem expressa de ligar para o advogado geral do município e até mesmo para a polícia em caso de crianças e adolescentes invadirem o local. “Nós estamos atentos a essa questão desde o início da atual gestão. E temos feito tudo ao nosso alcance para garantir que a lixeira da Terra Dura não se torne um problema maior do que já é, visto que a questão do recolhimento dos resíduos sólidos é um problema do município, mas também do Estado e da União”, acrescentou Lucas Cardinali.

Após a entrega, o advogado geral reuniu os catadores e informou as ações que a nova gestão está fazendo na localidade. Dentre elas, uma campanha de conscientizarão que colocará placas na localidade instruindo os pais dos riscos de se levar crianças ao local e a construção de uma nova cerca, que visará impedir a entrada de animais, que será complementada com uma cerca viva. Cardinali ainda relatou as ações do Ministério do Trabalho em relação a lixeira. “Solicitamos de vocês catadores a compreensão e a ajuda para que ninguém saia prejudicado, já que todos tiram o sustento deste local”, disse Lucas, observando que existem duas ações, uma ambiental e outra na Justiça do Trabalho.

“Nossa parte estamos fazendo. E as medidas cabíveis estão sendo adotadas. Precisamos que vocês ajudem a nós e a vocês mesmos, denunciando ao nosso funcionário se crianças e adolescentes estiverem aqui. Agindo assim, vocês preservarão o trabalho realizado”, frisou Lucas Cardinali.

Compromisso firmado ainda em sua campanha, o prefeito Valmir de Francisquinho segue empenhado em resolver a questão da lixeira da Terra Dura. “Meu sonho é ver essa lixeira substituída por uma usina de reciclagem. E estamos lutando por isso. Mas precisamos do apoio do Estado e do Governo Federal, pois o lixo não é um problema apenas de Itabaiana. Mas, se Deus quiser, vou realizar esse sonho e, com isso, criaremos uma cooperativa dos catadores, que poderão ganhar o sustento de suas famílias, mas de uma maneira digna e saudável”, finalizou Valmir de Francisquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário