A falta de água já é um problema grave durante a seca no Nordeste, mas
comunidades da cidade de Poço Redondo (SE) estão tendo que conviver com a
escassez do produto nas torneiras há mais de um ano.
Na comunidade São José, onde vivem cerca de 70 famílias, apesar da
suspensão do fornecimento, as contas com as cobranças continuam chegando
regularmente, apesar das medições apontarem que não há consumo.
Sem receber a água encanada, os moradores são obrigados a comprar água
dos carros-pipa. “Água não tem, mas minha conta chega todo mês. Agora em
abril veio R$ 46. Há dois anos não recebo água. Pago R$ 100 por carrada
[equivale a um caminhão 3.500 litros] por mês. Tenho raiva demais desse
problema. É muito revoltante uma pessoa, nessa idade que estou, passar
por essa situação. Queria muito que resolvessem. Outro dia acabei
brigando com o rapaz da Deso [Companhia de Saneamento de Sergipe]”, diz a
aposentada Zélia Bezerra da Silva, 66.
O vizinho de Zélia, Jânio Matos Oliveira, 28, também recebe as contas
mensalmente e reclama que o serviço não é prestado como deveria. “Usamos
a água que a prefeitura nos manda Α.000 litros/mês]. Se não fosse isso,
ninguém morava mais aqui --e seria uma tragédia maior ainda. Mas essa
água só dá mesmo para o consumo de casa, não dá para os animais, por
exemplo.”
O coordenador da Defesa Civil Municipal de Poço Redondo, José Carlos Aragão, disse ao UOL
que já houve vários pedidos oficiais para que a Deso resolvesse o
problema, mas nunca foi apresentada solução. “Já houve protesto da
comunidade, mas não resolveram o problema. Em épocas de muita chuva, a
água até chega alguns dias. Mas agora, quando os moradores mais
precisam, não chega nada”, alega.
Outro lado
Em nota, a Deso confirma que existem dificuldades no abastecimento de
comunidades do município. Segundo o gestor da Unidade Negócios Sertão da
Deso, Carlos Anderson Pedreira, na comunidade São José é necessário
viabilizar um reforço de rede para garantir o abastecimento.
"Depois do aumento da oferta com a adutora do Semiárido, que já foi
realizada, será possível atender de forma satisfatória a região. Com
relação às contas geradas, o consumidor tem o direito de pedir o
cancelamento dos serviços prestados pela empresa sem nenhum custo. É só
se dirigir a algum posto de atendimento da Deso e apontar o mês em que
não houve o fornecimento dos serviços e solicitar a exclusão destas
faturas", afirma.
A Deso informou ainda que muitas comunidades rurais já tiveram soluções
e hoje não sofrem mais com a falta de água. De acordo com a empresa, o
fornecimento foi regularizado após investimentos de R$ 150 mil na rede,
que fechou o "anel de abastecimento" do município. Outros investimentos
ainda estão sendo realizados pela companhia para melhorar o fornecimento
de água em todo o semiárido sergipano.
Carlos Madeiro
Do UOL, em Poço Redondo (SE)
Do UOL, em Poço Redondo (SE)
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