quarta-feira, 30 de maio de 2012

Eduardo Amorim requer atenção para os números da educação brasileira

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) destacou na tarde da terça-feira, 29, números da educação brasileira. O senador ampliou o debate dos dados apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que apresenta um relatório divulgando os investimentos em educação em 24 países. “O triste, é que o Brasil aparece como a nação que menos investe na educação: apenas 3,9% do Produto Interno Bruto, distante da média mundial, que é 6%, vale ressaltar ainda que os investimentos do nosso país em educação fundamental caem para 2,9% do PIB”, informou o senador.

Segundo Amorim, o quadro é ainda mais crítico no Norte e Nordeste brasileiro. Parte das escolas públicas falta tudo, como, material escolar, professores e merenda escolar. “O resultado não poderia ser outro, senão, evasão escolar”, disse Amorim. Quanto aos professores, o senador argumentou que o magistério é a carreira de nível superior que pior remunera. “Dados do IBGE apontam que, em média, 60% ganham menos que outros profissionais com mesmo patamar de formação”, completou.

“Estamos em um ótimo momento para reavaliarmos nosso sistema educacional e buscarmos saídas para revertermos esse quadro. Boa parte dos alunos das escolas públicas brasileiras não suporta mais o sacrifício a que estão submetidos para estudar, nem tampouco os professores suportam a falta de condições de trabalho e de um plano de carreira digno”, discursou Amorim.

Para o parlamentar, não é por acaso, que os professores de 43 Universidades Federais Brasileiras estão em greve. “Professores de vários estados e do Distrito Federal também entraram em greve, basicamente pelo mesmo motivo que gerou a paralisação dos professores universitários das instituições públicas de ensino”, disse.

Amorim lembrou o discurso da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), quando propôs que o Brasil invista 10% do PIB em educação. “Se quisermos evitar o ‘apagão’ de mão de obra e alcançar os países desenvolvidos no que se refere à educação pública, precisamos de ações efetivas para reverter esse quadro”, argumentou Eduardo Amorim.

“O reflexo dessa falta de investimento recai diretamente no desempenho dos alunos. Em outro relatório da OCDE, revela um dado pouco animador para o país, quando continuamos abaixo da média mundial nos pilares educacionais da leitura, matemática e ciências”, disse. Segundo Amorim, dentre os 65 países analisados, o Brasil ocupa, apenas, a 50º terceira posição, atrás de nações como Chile, Colômbia, México e Uruguai.

O senador finalizou o discurso destacando a greve dos professores sergipanos. “Esperamos que a greve dos professores sergipanos termine o quanto antes. Um grupo desses profissionais entrou em greve de fome desta a última sexta-feira. Os docentes, que estão sem dar aulas há 40 dias, reivindicam a revisão do piso salarial e o reajuste de 22,22%”, informou Amorim.

Assessoria do Senador

Nenhum comentário:

Postar um comentário