sábado, 16 de março de 2013

Jovens itabaianenses recebem Programa Saúde na Escola

Uma saúde de qualidade se faz com serviços que cheguem até a população. Partindo dessa premissa, a prefeitura de Itabaiana, através das secretarias de Saúde e Educação, e em parceria com o Governo Federal, está realizando esta semana o Programa Saúde na Escola (PSE), cujo tema em 2013 é ‘Prevenção e Controle da Obesidade e saúde visual’.

“Cuidar das crianças e dos jovens de hoje é garantir a saúde dos adultos de amanhã. Isso é ter responsabilidade até com a gestão de saúde do município, pois educando as pessoas para se cuidarem, teremos, no futuro, uma população mais saudável e, com isso, um serviço público de saúde menos sobrecarregado”, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho, ao analisar os benefícios alcançados com o Programa Saúde na Escola.

E as ações do programa estão sendo desenvolvidas por profissionais das secretarias de Saúde e de Educação em 16 escolas da rede municipal, 5 da rede estadual e, pela primeira vez, em cinco creches do município.

Estão sendo ofertados aos alunos da rede municipal e estadual serviços de avaliação antropométrica (definição de massa corpórea) e avaliação nutricional. Na parte da saúde ocular, estão sendo realizadas sondagem do teste do olhinho e ainda a avaliação com escala Snellen. Também são realizadas palestras educativas sobre segurança alimentar e nutricional, cultura da paz, álcool, tabaco e outras drogas e formação de grupos de discussão de saúde mental.

“Nosso objetivo é garantir o atendimento de qualidade na área da saúde. Mas não podemos deixar de lado a boa formação, em termos de conhecimento e informação, dos nossos jovens. E programas assim ajudam justamente nesse sentido”, finalizou Valmir de Francisquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário