sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeitura prossegue com entrega de equipamentos a catadores do lixão

“Isso é um respeito mínimo que tem que se ter com o cidadão e com o ser humano”. Com essas palavras, o secretário de Obras e Planejamento de Itabaiana, Moacir Santana, deu prosseguimento à entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desta vez foram repassadas 33 pares de botas aos catadores de lixo que atuam na lixeira da Terra Dura, em Itabaiana. Essa ação atende a uma determinação do prefeito Valmir de Francisquinho e foi iniciada há 15 dias, quando foram distribuídas luvas aos trabalhadores do local.

Diante da situação encontrada no lixão, a prefeitura de Itabaiana, mesmo com as dificuldades financeiras encontradas, não vem medindo esforços para garantir aos trabalhadores do lixão a dignidade por eles merecida. “Já disse e repito: não se trata de fazer um favor, é nossa obrigação fazer com que estes trabalhadores tenham garantidas a segurança e a salubridade no desempenho de suas funções”, disse Valmir de Francisquinho.

Com essa nova entrega, o atendimento básico em termos de EPIs já está garantido. Mas o prefeito já autorizou a compra e entrega de outros equipamentos, a exemplo dos óculos protetores, das máscaras e, inclusive, do protetor solar, que devem chegar às mãos dos trabalhadores ainda no mês de março.

Outra novidade que se concretizará em breve é a construção de banheiros para que os catadores possam fazer sua higiene pessoal. “Vou providenciar a água e a construção dos banheiros. Além disso, arborizaremos a lixeira, em especial nos extremos dela, além de construirmos as cercas vivas, que impedirão a entrada de animais e a saída de lixo, a exemplo de sacolas plásticas, no perímetro da lixeira”, observou Moacir Santana.

Depoimentos

Para Joseane Barreto, que trabalha como catadora há oito anos, esta ação da prefeitura demonstra atenção para com os trabalhadores, além de auxiliá-los na questão econômica. “Achei muito bom que o prefeito esteja ajudando a gente. Porque senão a gente teria que trabalhar para comprar esses equipamentos. E como é que a gente iria trabalhar se não tivesse as luvas e as botas?”, questiona Joseane.

Já para José Walter Góis, o ineditismo da entrega dos EPIs causou um verdadeiro espanto. “Achei muito bom. Pois só agora estamos vendo a prefeitura vir aqui e fazer uma coisa como essa”, disse o catador se referindo aos materiais recebidos, destacando que desde que trabalha na lixeira, essa foi a primeira vez. “Estou aqui há 15 anos e isso é a primeira vez que acontece”, finalizou Walter. 

Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário