domingo, 31 de março de 2013

Projeto une prefeitura, estudantes e técnicos no apoio a sapateiros itabaianenses

Resgatar e valorizar o trabalho dos sapateiros. Este é o objetivo do ‘Projeto Fênix’, lançado pela prefeitura de Itabaiana, através da secretaria de Indústria, Comércio, Esporte, Serviços, Lazer e Turismo. Com o objetivo de identificar e propor soluções para os problemas que impedem os sapateiros itabaianenses de prosperar, foi realizada na última quarta-feira, 26, reunião entre trabalhadores do setor, representantes do Serviço Brasileiro de Apoios às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e estudantes do curso de Administração da Universidade Tiradentes (Unit).

“Trabalhamos para que todas as atividades econômicas da cidade tenham reconhecimento e apoio. O que estiver ao nosso alcance será feito para que o empreendedorismo itabaianense seja reconhecido, numa forma de garantirmos geração de emprego e renda de forma sustentável”, disse o prefeito Valmir de Francisquinho.

De acordo com o secretário Altamiro Brasil, os parceiros do projeto ajudarão os profissionais na criação e desenvolvimento de suas empresas. “Para viabilizar este projeto é necessário mostrar os caminhos e ensinar como gerenciar o negócio, andar com as próprias pernas. Pensamos em dar autonomia a estes profissionais para eles criarem pequenas empresas ou associações que fortaleçam a categoria. Dessa forma eles serão referência no setor”, salientou.

O sapateiro José Carlos Silva Rosa aproveitou a oportunidade e desabafou: “Nós temos orgulho do nosso trabalho, mas nossas ferramentas não são suficientes. Vamos ao armazém comprar a matéria prima, depois vendemos ao mesmo armazém nosso material a baixo custo. E esse mesmo produto tem seu preço muito elevado para a revenda. Sempre saímos no prejuízo. Só os grandes lucram. É a primeira vez que um gestor olha para nossa categoria, que se movimenta para nos ajudar”, disse o sapateiro, reconhecendo o ineditismo da ação.

Para dar um direcionamento a esta atividade profissional, o município contará com o apoio do Sebrae e dos estudantes da Unit. “No caso do ‘Projeto Fênix’, o primeiro passo é que a categoria se una. Assim eles podem se capacitar, buscar conhecimento e instrução para que o negócio dê certo. É de suma importância que os sapateiros formalizem suas empresas. Eles produzem, mas não contribuem com nada que possa lhes trazer benefícios futuros, como a aposentadoria. Se ficarem doentes, eles não têm direito a auxílio doença. Vamos nos somar a este projeto”, informou o representante do Sebrae, Willen dos Reis.

Para a estudante do quinto período do curso de Administração da Unit, Nilânia Oliveira, acompanhar a criação de novas micro empresas será enriquecedor. “Já temos o nosso objeto de estudo. Vamos ajudar a classe a prosperar. Na universidade, aprendemos a teoria. E agora teremos como pôr em prática. Nosso professor de Marketing já nos avisou que trabalharemos o período inteiro em cima do tema. Aprenderemos e ajudaremos os sapateiros a movimentar o setor, promovendo os produtos genuinamente itabaianenses”, finalizou a universitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário