sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Biocombustível: micro-usina funcionará em dezembro

A partir do mês de dezembro, o sistema de transporte alternativo da rede intermunicipal será abastecido com biocombustível produzido a partir do resíduo de óleo vegetal usado em frituras de alimentos. A micro-usina já está em fase final de implantação no município de Itabaiana, com data de inauguração prevista para o próximo dia 30 na perspectiva de, efetivamente, entrar em operação no dia 19 de dezembro com capacidade para produzir 20 mil litros do produto.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 9, pelo presidente da Central de Cooperativas de Cooperativas de Transportes do Estado de Sergipe (Unicoopes), Edilson Tavares. A micro-usina funcionará em Itabaiana, mas as seis cooperativas que controlam o sistema de transporte alternativo no Estado se responsabilizarão para abrir pontos de abastecimento que serão instalados na capital e no interior do Estado.


Trata-se de um investimento avaliado em R$ 600 mil feito com recursos próprios, oriundos de doações feitas diretamente pelas seis cooperativas e por 330 cooperados, filiados à Unicoopes, segundo o presidente da entidade. A matéria-prima, neste caso os resíduos do óleo comestível usado em frituras, virá dos cerca de 200 pontos de coletas já instalados em 22 municípios sergipanos, entre os quais 32 se concentram em Aracaju.
Edilson Tavares prevê instalação de 12 micro-usinas em Sergipe
A micro-usina de Itabaiana começa a funcionar com a produção de 20 mil litros diários, mas terá capacidade para produzir até 90 mil litros de biocombustível. O número de empregos diretos a ser gerado é mínimo, conforme admitem os idealizadores, mas os benefícios são inúmeros.

Com Informações de Cassia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário